segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O papel da mulher na sociedade atual


Oi, pessoal!
Na sociologia estudamos que cada pessoa possuí seu papel social. Mãe, pai, filhos, empregados, patrões e por ai vai. Nessa semana passei por uma situação interessante em que meu papel como mulher foi questionado. Afinal, quais são as obrigações de uma mulher? O que ela 'pode' ou deve fazer? O que nos temos e o que conquistamos todos esses anos?

A mulher contemporânea é bem diferente daquela do passado. Foi-lhe atribuído às suas conquistas novos papéis. Ela não se limita ao seu lar. Agora, uma mesma mulher pode desempenhar a função de mãe, esposa, funcionária, chefe, dona de casa e amante. Todas essas obrigações externas mudaram internamente cada mulher, mudaram o convívio familiar, a educação das crianças e o modo como a mulher ver e luta por seus sonhos.

MAS, em caixa alta mesmo, esse novo panorama trouxe conflitos internos e externos aos lares. Com a permissão do divórcio, há anos atrás, várias mulheres puderam se ver livres de casamentos arranjados, embora com muita represália da sociedade dando origem à uma nova estrutura familiar. Com o voto conseguiu voz para 'decidir' também o futuro do país. Com a lei Maria da Penha pode ver-se livre de seu agressor. Isso não foi de todo bom. Causa medo, raiva e desperta as piores manifestações de machismo entre homens e mulheres.

O Brasil é um país de "extrema machista", não importa as vias. Por mais que uma mulher trabalhe o dia inteiro fora, estude a noite em uma correria frenética para mudar seu quadro social, realizar seus sonhos ou sustentar a casa, não muda o fato de que ao chegar em "seu doce lar", e durante o fim de semana terá que colocar a barriga na pia e lavar, passar, cozinhar e fazer todo serviço doméstico  que lhe é "natural", deixando-se sempre em segundo ou terceiro plano. Enquanto o marido e filhos comem e jogam os pratos na pia e ela é a última a se servir.

Percebeu o que quer dizer isso tudo? A mulher não tem voz. Embora digam, "a patroa que manda lá em casa", a patroa enfadada de prestar serviços ao seu grupo familiar? 

Questiono. 
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram