segunda-feira, 27 de novembro de 2017

QUE O AMOR VENÇA O ÓDIO | DISCURSOS RACISTAS ESCANCARADOS NAS REDES SOCIAIS




Nossa! Eles estão tão felizes vivendo a vida deles. Sabe, pagam suas contas, trocam carinho e não se metem na vida dos outros. Porque uma mulher adulta e rica tem tanta inveja assim de algo tão simples? O dinheiro não é tudo. A família, o afeto e a paz, sim. Principalmente a paz interior.

Eu não consigo me sentir diante desse quadro em que se encontra o Brasil. O racismo não é uma novidade. Ele sempre existiu. Aquela pessoa ignorante apenas expressou o que pensam milhares ou milhões de pessoas nesse país. Porque adotaram uma criança africana? Porque não agiram como todo mundo? Negro com negro e branco com branco? Porque não seguiram os padrões? E daí.

Atacaram cruelmente nessa semana uma criança de 4 anos por ser negra, ou melhor, atacaram todos nós, brasileiros. Eu sinto nojo desses discursos que está 'tudo bem'. Eu não estou bem. Sua família não está bem. Sinto como se meus pés não conseguissem tocar o chão. Lembro de todas às vezes que eu, minha família, meus amigos e meu namorado fomos discriminados pela cor da nossa pele.

Nascemos fadados a  mostrar que não somos perigosos ou que não vamos assaltar ou pegar uma criança da mãe. E se temos esse esteriótipo não é nossa culpa! Não vou discutir isso aqui. Quantas vezes fui observada nas lojas, as pessoas não me atendiam esperando evitar um suposto roubo. Ou desfiavam metros de mim no calçadão. Ou criticaram meu cabelo. 

Eu sou a vítima. Sim! Eu sou a vítima, pois racismo é crime, assim,  como qualquer outra forma de discriminação, mas é bem capaz, de que quando eu reagir ser eu mesma a culpada. 

Não precisa deixar de ter preconceito. Isso é uma coisa sua. Intrínseca. Tá? Você precisa deixar ele bem escondido dentro de você. Não queremos tomar o lugar de ninguém. Queremos poder ir e vir. Entrar na vaga de emprego, pegar a própria BMW sem ser confundido com um ladrão. Queremos poder ser Miss Brasil. Queremos ser crianças como qualquer outra. Queremos e estamos assumindo um lugar que também é nosso.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram